Fiquem atentos a os 4 principais golpes e saiba como se proteger


Foto/Reprodução
Em meio a pandemia muitos serviços financeiros foram criados para ajudar em transações, tornado as coisas cada vez mais virtuais, logo os famosos golpistas voltaram a atenção, dando golpes em diversas vitimas, onde os mesmos roubam dados e dinheiro.
Recentemente o golpe identificado pela Receita Federal, é uma notificação postal enviada nome da Receita onde é cobrado  o pagamento do IOF para desbloqueio de empréstimo. Confira a seguir os golpes mas aplicados pelos criminosos.

Golpe do WhatsApp

Com acesso ao número das vítimas se passam por lojas, funcionários do WhatsApp ou de sites e com isso solicitam o código de acesso para o sorteio. O código fornecido é o número de verificação do (app), desse modo o golpista se apropriam da conta da vítima, além de pegar dados pessoais e bancários utilizam o número para novos golpes.
Eles enviam mensagens para os contatos da pessoa, fazendo-se passar por ela, pedindo dinheiro emprestado por transferência via Pix.

Golpe do PIX

Nas redes sociais, os bandidos afirmam que graças a um “bug” no sistema de pagamentos é possível ganhar o dobro do valor. Os novos golpes incluem mensagens oferecendo desconto por meio do cartão de crédito, os SMS ressaltam o intuito de recargas de celulares, os pagamentos das faturas para esses descontos são via PIX.

A orientação em SMS são de acessar um site criado pelos criminosos, onde são pedidos informações pessoais do cartão e da fatura, após isso, o golpista informa uma chave PIX.

Cartão Clonado

Segundo a Federação Brasileira de Bancos está cada vez mais comum o clone de cartões. Basicamente a vítima recebe ligação de pessoas que informam a clonagem do cartão, com isso pedem o bloqueio do cartão, orientado a vítima a corta-lo, digitar a senha no telefone e entrega-lo a um motoboy, lembrando que não é esse o procedimento para bloqueio de cartão.

Dicas de Proteção

Especialista orientam que devemos sempre está atentos a qualquer mensagem ou ligação. Observem informações confusas sobre o serviço ou erros de português. Para sua segurança consulte os canais oficiais.
Mensagens com links não são confiáveis, por isso, não clique se não tiver certeza que o site é confiável, também não informe dados pessoais ou bancários.
Mas, logo a, pois o roubo o cliente deve notificar imediatamente o banco para que medidas adicionais de segurança sejam adotadas, como o bloqueio do aplicativo da instituição financeira e da senha de acesso.

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