Saiba quem terá direito a isenção de IPVA em 2022


Foto/Reprodução
O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é cobrado no início de cada ano. Para 2022, muitos motoristas temem que, à medida que o preço dos veículos aumenta, o valor que precisa ser pago pode aumentar. Mas você sabia que é possível obter a isenção do IPVA?

Alguns estados brasileiros estabeleceram regulamentos que proíbem os motoristas de pagar esse imposto. O imposto de propriedade gratuito depende de muitos fatores, como a idade do carro. Dessa forma, enquanto algumas pessoas terão que lidar com o valor reajustado, outros motoristas podem ficar isentos.

Regras para isenção de imposto sobre a propriedade em cada estado Os padrões variam de estado para estado, porque as isenções do IPVA não são regulamentações federais.

Consulte os regulamentos de cada unidade federal abaixo:
Amapá e Rio Grande do Norte: Veículos com mais de 10 anos ou fabricados antes de 2010 estão isentos de impostos; Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins:

Aqueles que possuem veículos com 15 anos ou mais ou veículos fabricados antes de 2007 não terão que pagar custo; Estado de Mato Grosso: A isenção do IPVA em 2022 aplica-se a veículos fabricados antes de 2004 ou acima de 18 anos; Acre, Alagoas, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná: veículos fabricados antes de 2002 ou 20 anos ou mais estão isentos de impostos; Pernambuco e Santa Catarina: Possuir veículo com mais de 30 anos ou fabricado antes de 1922 não paga tributos; Minas Gerais: Somente carros com placa preta estão isentos de IPTU; Roraima: Exceto veículos agrícolas, motocicletas com capacidade inferior a 160 cilindros, táxis, veículos deficientes físicos e ambulâncias.

Outros fatores que podem ser isentos de IPVA
Se o motorista provar alguma doença, ele pode obter o IPVA gratuitamente em 2022. Para isso, é necessário obter laudo médico de clínica credenciada pelo Detran em seu estado.

Veja as circunstâncias em que as isenções podem ser geradas:

Amputação Artrite reumatóide; Artrodese; articulação; Golpe; CVA (acidente vascular cerebral); Autismo; Certos tipos de câncer; Doenças degenerativas; Deficiência visual doença mental; Doença do sistema nervoso; Membros encurtados e deformados; Esclerose múltipla; Escoliose grave; Lesão por Esforços Repetitivos (LER); Linfoma; Lesões com sequelas físicas; Manguito rotador Mastectomia (mastectomia); Nanismo (baixa estatura); Neuropatia diabética; Paralisia cerebral; Paraplegia; Mal de Parkinson; poliomielite; Próteses internas e externas, como joelhos, quadris, coluna vertebral, etc .; Problemas nas costas Quadrantotomia (relacionada ao câncer de mama); Uso crônico de rins (fístula); Síndrome do túnel carpal; Talidomida; Tendinite crônica; Tetraplegia; Tetraplegia.

Vale lembrar que, dependendo do caso do motorista, o automovel deve ser adequado para o uso. 

Redação Financeiramente Bem.

Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *